terça-feira, 8 de outubro de 2013

USO DE CORTICÓIDES EM ANIMAIS

(por Andrea F. Nagelstein) Muito ouvimos a favor e contra o uso de corticóides. Em que acreditar? Embora excelentes antiinflamatórios, a utilização de corticóides deve obedecer critérios rígidos, ou seja, trata-se de uma medicação que só deve ser utilizada quando prescrita por profissionais pois seu uso indiscriminado pode causar sérias complicações.

Os corticóides são administrados de várias formas. Podem ser administrados por via oral, tópica ,ocular , de forma injetável, inalada.. Cada caso é um caso e, se houver necessidade de utilizar corticóides no seu tratamento, o veterinário te informará qual a melhor forma de administração para o caso de seu animal.

Conhecendo as ações dos hormônios corticosteróides, fica mais fácil compreender seus principais efeitos colaterais, em especial quando utilizados de forma sistêmica por via oral (comprimidos e xaropes) ou injetável.

O Cortisol é um hormônio lipídico derivado do colesterol, fabricado pelas glândulas adrenais e supra renais. Este é o dito cortisol endógeno. Possuem ação benéfica ao metabolismo como um todo.

Já todo o corticóide utilizado nos pacientes são os Exógenos. Toda vez que é introduzido no organismo há uma alteração na produção natural. E há longo prazo, poderá acarretar em atrofia glandular(adrenal).


Corticóides usados de maneira adequada
são medicamentos seguros, úteis e confortadores, Quando bem utilizados podem trazer benefícios e conforto ao paciente

Porém alguns proprietários e veterinários as utilizam de maneira inadequada provocando um total desequilíbrio ao organismo

USO INADEQUADO:

• Uso por conta própria e sem orientação médica.

• Utilização repetida de injeções de depósito (ação prolongada).

• Evitar corticóides a todo o custo e só usar quando a crise já for muito grave. “CORTICOFOBIA”

• Usar baixas doses por tempo longo ou modificar a prescrição do médico por medo de efeitos colaterais


Mas então porque utilizar o “maldito corticóide”?

Inúmeras doenças são controladas com eles, como Dermatite Atópicas ( em crises iniciais), Doenças auto imunes( Penfigos, Lupus..)

Reações anafiláticas e de Hipersensibilidade imediata,

Exs: asma, rinite, urticária, eczemas, farmacodermias


Eis abaixo algum dos tantos efeitos colaterais quando mal utilizados:

• Ação antinflamatória e imunossupressora, o que torna o animal mais propenso e vulnerável a infecções;

• Ação hiperglicemiante, ou seja, predispõe o animal a diabetes mellitus;

• Alteração na massa muscular, por interferir no metabolismo proteico e lipídico;

• Diminui a síntese de colágeno, comprometendo a cicatrização, e tornando a pele mais delgada, aumentando a susceptibilidade a lesões por traumatismos;

• Diminui a absorção de cálcio intestinal, incorrendo em osteopenia;

• Promove aumento da sede, apetite e da quantidade de urina excretada;

• Leva a letargia, fadiga e apatia;

• Induz a cios irregulares e alterações na libido de machos e fêmeas;

• Alopecia, pele fina com aumento da pigmentação, calcinose (depósito de cálcio em várias partes orgânicas);

• Dependendo da classe, aumento da pressão arterial, pela atividade mineralocorticoide;

• Promove alterações hematológicas e na bioquímica sérica;

• Predispõe a catarata, glaucoma e atrofia de retina;

• Pode levar a síndrome de Cushing.


Sabe aquela injeção milagrosa que o Veterinário aplica em seu animal??.....CUIDADO!! As ditas injeções antialérgicas possuem um efeito imediato, mas nada mais são que corticóides de depósito, os mais danosos para o organismo. Questione sempre! Os corticóides de depósito, injetáveis, podem durar 6 meses no organismo.

Sempre preferir os corticóides por via oral, como as prednisona/prednisolona. Seguir orientações do profissional sempre. Somente ele saberá como manejar com dosagens, assim como realizar a redução gradual do fármaco.

Não sou contra o uso de corticóide! Esse texto é apenas um alerta e um pedido para os proprietários seguirem as orientações do profissional que está assistindo o animal, e aos profissionais , para lembrarem de usar com sabedoria este fármaco.
(Dra. Andrea F. Nagelstein) 

Ao compartilhar lembre de fazer referência do texto à página pelepet.blogspot.com



















10 comentários:

  1. Sou proprietaria de um cao que apos tomar uma injecao de corticoide depo de acao prolongada, desenvolveu hipotireoidismo a agora gasto os tufos de dinheiro para tratar esta doenca e outras consequencias. Detalhe : o veterinario deu a injecao e nem me avisou q se tratava desse maldito corticoide. Nao recomendo a ninguem. Perguntem sempre ao veterinario o que ele pretende aplicar no seu animal. Perguntem se é corticoide e nao permitam ! Sou totalmente contra.

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de medicina veterinária e proprietária de duas cadelas com hipersensibilidade tipo I e IV. O corticóide sendo administrado de maneira correta (tanto quanto dose como via) e por um veterinário capacitado e de preferência especializado em dermatologia, o tratamento vai ocorrer de forma eficaz e sem risco. Lembrando que, ciência não é biologia e cada caso é um caso. Maus profissionais no mercado usando não só corticóides de forma desenfreada, mas também antibióticos, opióides e outros medicamentos que acabam manchando a profissão e automaticamente um medicamento.
    Se é essencial para animal, não tenho nada contra o uso, mas todas as vias e reações adversas devem ser sempre explicadas ao proprietário para não haver revolta e radicalismo por parte do uso como a dessa proprietária anônima.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, estou bem preocupada. Minha cachorrinha depois q tomou ficou estranha. Bebe muitaa agua e faz muito xixi consequentemente. Percebi tbem o coração q parece acelerado. Oq pode ser? E como limpar o corpo dela dessa substância? Alguém p.me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  4. Tarcila. Imagino que já deve ter procurado assistência veterinária para saber o que está acontecendo com sua cadelinha.
    Sim , o Corticóide pode acarretar diversas alterações metabólicas e hormonais, como Poliuria e Polidpsia( aumento do consumo de água e aumento da frequencia urinaria). Entretanto apenas um Médico veterinário capacitado poderá te orientar como realizar o desmame correto do corticóide da corrente sanguinea de seu animal.Não se pode interromper bruscamente.. abraço Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. o corticóide pode afetar o comportamento do animal? meu cão passou a ser muito mais agressivo com os demais caes da casa após o uso do corticóide, infelizmente ele possui uma doença auto imune (miosite do músculo mastigatório) e precisa utilizar para o resto da vida...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Meu cachorrinho tem hipoadrecorticismo e tem que tomar corticoides por toda a vida. Isso acarreta algum dano a saúde dele? Em relação a vacinação, li que não pode dar vacinas quando usam corticoides, mas ele não pode deixar de tomar se não entra em choque.

    Já consultei veterinários sobre o assunto, inclusive o Will vai ao veterinário atualmente toda a semana para fazer um exame chamado gasometria que vai mediar a relação sódio e potássio, que atualmente está alterada, pois descobrimos a doença tem pouco tempo.

    Ele toma 3/4 de prednisona a cada 12 horas e 1 comprimido de florinefe a cada 12 horas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Verônica! Existem doenças , como a de Will ( hipoadredocorticismo) nas quais é indicado o uso de corticoide como terapeutica.. não tem jeito!
    Lembrando nesse caso que o cortisol é um hormonio , e no caso da doença hormonal de Will tem que fazer a reposição , senão acarretará mais danos a sua saude.
    Então.. quando o pet está bem supervisionado pelo vet , realizando exames rotineiros e sendo acompanhamento clinicamente em relação ao uso da droga de maneira crônica , já assegura bastante sua saúde. Porém devemos levar em conta os efeitos colateraias a longo prazo de alguns farmacos.. mas sempre avaliando o que é menos prejudicial ao pet..
    Para refletir:
    Usar um medicamento , ou sofrer com os sinais da doença? Talvez viver um pouco menos mas com mais qualidade de vida ?

    abraço e saúde para will

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...