sábado, 27 de abril de 2013

Testes de alergia para cães atópicos


“Doutor(a): A que meu cão é alérgico”?
Testes de  Alergias 
(por Dra. Andrea f. Nagelstein)  O teste alérgico é indicado para animais já diagnosticados com Dermatite Atópica (DA) com o intuito de  saber  quais  substâncias presentes no ambiente desencadeiam a alergia no animal, afim de  minimizar sua exposição a estas substâncias e também iniciar um tratamento com vacinas antialérgicas (imunoterapia).
Eles não servem para diagnosticar a Dermatite Atópica, pois animais saudáveis podem também apresentar IgE aumentados.

Mas o que adianta apenas saber a que o animal é sensível, não é mesmo?´
 Por exemplo... 
O pet é reativo a grama.. não deixá-lo que pise na grama ? Impossível! 
Alergia a ácaros? Bem, a maioria dos cães vivem hoje em ambientes intra domiciliados, e aqueles predispostos à dermatite atópica acabam reagindo à ácaro. Estes muito difícil de erradicar.

Podemos então confeccionar uma vacina para dessensibilizá-los à alérgenos de seu meio ambiente através da Imunoterapia alergo-específica (ASIT).
A imunoterapia é um  tratamento a médio longo prazo, que permite em muitos casos amenizar os sintomas de alergia e em uma parcela de animais até promover a cura da alergia

Os TESTES:  
Existem atualmente dois testes alérgicos que podem ser realizados em cães com dermatite atópica, o teste sorológico e o teste cutâneo( intradérmico ou Prick test) 

Qual optar?


Teste intradérmico baseia-se na aplicação direta na pele de substâncias indutora de alergia, por meio de injeções intradérmicas. Este teste permite avaliar se o animal apresenta moléculas do anticorpo IgE aderidas na superfície de mastócitos sensibilizados na pele. 
Teste Prick (puntura) 
O "Prick Test" é um teste de puntura, uma ferramenta prática e indolor para averiguar a presença de alérgenos de fundo ambiental ( pólens de gramíneas, ácaros , fungos ambientais ..) que podem também precipitar a dermatopatia do paciente






Ambos testes cutâneos permitem avaliar as reações que estão acontecendo diretamente na pele, órgão alvo da alergia. 
É considerado um teste bastante específico (valor preditivo positivo alto), Entretanto, é um teste pouco sensível, isso significa que animais alérgicos podem apresentar teste negativo. Ou seja, podemos confiar nos resultados positivos, mas os resultados negativos podem ser na verdade falsos negativos. Mensuram hipersensibilidade do tipo 1( imediata). Mas devemos ter em mente que  existem as alergias de fase tardia que envolvem a D.A , ou até mesmo as alergias não igE - dependentes, que se for o caso do paciente testado , o resultado destes testes será negativo.

Exige suspensão de algumas drogas previamente , como por exemplo:

 Anti-histaminicos: 10-14 dias

Corticoides tópicos e de curta duração:  min 3 semanas

Corticoides de Longa duração: 6 a 12 semanas média 8 semanas

A suplementação com ácidos graxos essenciais, pelo fato de suprimirem a produção de células mediadores da inflamação devem ser interrompidas por 2 semanas antes do teste(2).

 Teste sorológico por sua vez,  detecta a presença de moléculas do anticorpo IgE no sangue.
São bastantes sensíveis, porém são pouco específicos, isso significa que nem toda reação positiva é realmente relevante no quadro alérgico que o animal tem. Algumas das reações positivas no teste sorológico podem ser na verdade falso positivas
Entretanto, por ser um teste bastante sensível podemos confiar que os resultados negativos são negativos de verdade.


Um comparativo



Teste sorológico
Teste  cutâneo
Idade mínima
1 ano
1 ano
Interferência de medicações
Não
Sim
Sensibilidade
Alta
Baixa
Especificidade
Baixa
Alta
Facilidade
Fácil de ser executado
Exige experiência
Sedação
Não
As vezes
Prick test: não é necessário


Por isso,
Vale a pena revisar a literatura e acrescentar alguns dados para que estejamos cientes sobre as variantes e que o teste seja o mais fidedigno possível.

Ambos os testes apresentam vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas  juntamente com o histórico do animal para a escolha de qual teste possa ser empregado. Não existe um teste melhor que outro.  A escolha dependerá de cada caso e viabilidade para o paciente em questão. 

O ideal seria realizar os dois testes , primeiramente o Teste cutâneo,  e na negatividade de reação à algumas substâncias , testar com o Teste Sorológico para avaliar seus os resultados positivos . A partir dos resultados correlacionar com a rotina do animal e sua história clínica de exposição aos alérgenos identificados nos testes selecionando os alérgenos relevantes .  Desta forma se tem um resultado mais promissor da vacina / ASIT.
Porém nem sempre é possível financeiramente a realização de ambos os testes. 

Converse com o Médico veterinário dermatologista. Este te indicará os procedimentos  e condutas mais iadequadas para seu pet atópico( as orientações são individuais)

Lembrando :

o controle da D.A não se dá SOMENTE com a imunoterapia. esta é mais uma ferramenta para dessensibilização dos alérgenos ambientais. leia mais em "diagnóstico da Dermatite atópica" sobre outros fatores desencadeantes da D.A 


Dra Andrea F. Nagelstein 
www.pelepet.blogspot.com

P.S: seja gentil , faça referência à página ao compartilhar a matéria 
(www.pelepet.blogspot.com)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...