sexta-feira, 26 de abril de 2013

Células Tronco X Dermatite Atópica

Células Tronco em Dermatite Atópica como Estímulo do Potencial de Neoangiogênese


As lesões cutâneas da dermatite atópica são caracterizadas por alterações inflamatórias e por hiperplasia epitelial que necessitam de angiogênese. As células tronco podem participar deste processo através da secreção bidirecional de enzimas lesivas ao tecido e de fatores pró-angiogênicos. Em um estudo publicado recentemente na revista Allergy, os autores avaliaram a ocorrência e possível função das células tronco na derme papilar e nas camadas epidérmicas das lesões de dermatite atópica.

Secções seriadas em combinação com imunohistoquímica, histoquímica e análises da atividade do antígeno nuclear de proliferação celular (ANPC) foram utilizadas e relacionadas aos estudos da espessura epidérmica e expressão gênica. As células tronco estavam localizadas na derme papilar e migraram através da lâmina basal para dentro da epiderme das lesões de dermatite atópica. Um aumento da atividade do ANPC nas células das camadas superficiais epidérmicas indicou ativação dos queratinócitos e estimulação do crescimento endotelial.

Apenas 30% das células tronco papilares que permaneceram com a triptase foram positivas para o azul de toluidina e 80% foram quimase positiva. A maioria das células tronco papilar e epidérmica estava localizada próximo às células endoteliais. A expressão vascular de endoglina (CD105) demonstrou processos neoangiogênicos. A estimulação das células tronco levou à expressão de fatores pró-angiogênicos. A expressão gênica de fatores lesivos ao tecido tais como metaloproteinases da matriz também esteve aumentada.

De acordo com os autores, estes dados sugerem que na dermatite atópica, as células tronco estão abundantemente localizadas junto e dentro da epiderme na qual elas podem estimular a neoangiogênese. Através dos novos vasos, as células inflamatórias, junto com os componentes do complemento e anticorpos, podem ser transportadas até a epiderme e auxiliar na defesa contra os antígenos ambientais e manter a inflamação crônica.


Mast cells and vasculature in atopic dermatitis potential stimulus of neoangiogenesis - Allergy – 2005; 60(1):90

Allergy

Volume 60 Issue 1 Page 90 - January 2005



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...