segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PULGAS: PROBLEMA DE VERÃO APENAS ??



PULGAS: É UM PROBLEMA SOMENTE NO VERÃO?? 

É nessa estação que os proprietários de cães e gatos se deparam com uma grande infestação de pulgas e a dificuldade de controlá-la. 
O ciclo da pulga apresenta 4 estágios: ovo, larva, pupa e adulto. 

A FORMA QUE VEMOS NO ANIMAL, " A OLHO NÚ" é a Pulga adulta 
As demais formas são encontradas no ambiente. 

A 27°C e 80% de umidade ambiental são a largada para a transformação da forma de pupa para a de adulta. É por isso que no verão visualizamos mais pulgas,mas não que estas não existam em outras estações. 

As formas jovens(ovo,larva e pupa) estão lá,na fresta do piso,no carpete...só esperando um calorzinho para completar o seu ciclo!! 

O erro maior é quando o proprietário acreditando que no inverno,  não há tanta pulga, e assim não realiza um adequado controle destas. Este animalzinho, no verão, estará bem mais infestado comparado a outros que receberam um bom controle nas estações mais frias.

 
Ao se deparar com uma grande infestação,o proprietário deverá procurar no mercado PET um produto bom e de fácil aplicação,observando as indicações do medicamento (peso,espécie animal,intervalo de banhos..).Concomitantemente, deve ser realizado um controle ambiental com produtos específicos para eliminação de formas imaturas de pulgas.
Os produtos para uso ambiental são geralmente tóxicos,devendo respeitar todas as indicações contidas no rótulo.
Todos os animais da casa também devem receber o anti pulgas também!
Muitas vezes apenas uma dose de anti pulgas ( no animal e ambiente)  não será suficiente para eliminar toda a infestação  devendo assim realizar pulverizações sistemáticas  juntamente com as aplicações de anti pulgas nos animais , estrategicamente, orientado pelo profissional Médico Veterinário


Após o restabelecimento de um status de controle observamos que os produtos começam a durar mais. 

Mas não podemos cair na ilusão que após o verão não há mais pulgas ou que pelo fato da casa ser aparentemente limpa não há pulgas..  Lembre das formas minusculas, não perceptiveis a olho nú ( os ovos, as larvas e as pupas). Estas estão lá, no meio do seu parquet , tapetes e/ou na caminha do pet
Podemos  trazer formas jovens para dentro de casa através de calçados., e pulgas podem vir dos vizinhos

Então para proteger seu pet de diversas doenças transmitidas pelas pulgas (DASP ou DAPP,Teníases,Anemias..) não deixe de realizar um controle adequado tanto nele quanto em seu ambiente.Peça uma orientação para o seu veterinário de confiança. 


NÃO DEIXE QUE ESSE PARASITA TÃO PEQUENO SE TORNE UM PROBLEMA TÃO GRANDE !! 


Dra. Andrea Nagelstein
www.pelepet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo Olá! achei suas explicações bem esclare...