quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BANHOS EM FELINOS. Pode?




BANHOS EM FELINOS? AFINAL, PODE?

Quantas vezes você já ouviu que gato não precisa tomar banho pois se lambem....?
Os gatos são extremamente cuidadosos com sua higiene sim, e gostam de estar sempre limpos. Através de lambeduras e esfregações realizam sua limpeza pessoal. Mas você já imaginou em épocas de troca sazonal de pelagem, seu felino engolindo todo o pelo morto de sua superfície corpórea? Então, uma ajudinha do esteticista vai deixá-lo feliz sim.

Uso de produtos específicos e suaves para a pele e pelagem gato estão disponíveis no mercado pet. Além de produtos específicos para cada indivíduo mediante a prescrição dermatológica.
A Estética será importante sim, pois não é apenas um banho, e sim um ato de cuidado, pois durante esse processo, o profissional se atentará para alguma lesão, fezes de pulgas, alteração otológica...e comunicará ao proprietário e veterinário do local.
Por serem mais limpos que os cães, a freqüência de banhos é menor. Dependendo de cada felino (temperamento, tipo de pelagem e pele, ambiente em que vive), o Médico Veterinário orientará essa freqüência.
Os banhos até podem ser realizados em casa, mas por mais esmerado que seja, não conseguirá secá-lo bem, o que poderá propiciar fungos em sua pele.
Problemas relacionados quanto a falta de higiene em felinos:

Ingestão de pelos, que conseqüentemente ocasionará em ´´bolas de pelos´´ em seu trato digestivo, vômitos , e muitas vezes impactação. Se sentirá muito mal.
Numa loja especializada você contará com instrumentos de escovação adequados que resultará num excelente trabalho na pelagem no seu felino de pelos longos, permitindo posteriormente a manutenção dessa pelagem em casa.

A tosa de pelos, permitirá um controle de ectoparasitas( pulgas, carraptos, e piolhos). Evitará que esses agentes se utilizem da pelagem longa para subir do solo até a pele, picá-lo e transmitir doenças. Como o gato não permite que a pulga ou carrapato permaneça em sua pelagem, acabará por engolir esses parasitas afim de eliminá-los, provocando diversas patologias.

Controle de esporos de fungos, através da tosa, evitando a disseminação destes para outros animais e para o seu ambiente.

Hidratação da pele e pelo. Permitirá uma pele mais saudávl afim de não permitir a perda de água, ressecamento e instalação de infecções.

Por isso, lembrem, é mito que os gatos que ´´tomam banho pegam fungos´´. Pegam, se não forem bem secos, e se utilizar ferramentas de estética não assépticas. Por isso, lojas especializadas na saúde da pele e pelagem pensam nisso.

Os felinos são seres instintivos, e devemos respeitá-los e entendê-los. Mas, hoje em dia, com a domesticação assumiram um papel de ´´pet´´ , amigo da família, num ambiente interno. Então, algumas questões devem ser relevadas quando se trata de saúde familiar. Um meio termo é necessário para o bem estar de todos.

Dra. Andrea F. Nagelstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo Olá! achei suas explicações bem esclare...