segunda-feira, 9 de junho de 2014

DASP- Dermatite alérgica à saliva da pulga


(por Dra. Andrea F. Nagelstein) Umas das dermatopatias alérgicas mais comuns , principalmente em estações quentes é a DASP (Dermatite Alérgica à Saliva de Pulgas) ou DAPE ( Dermatite alérgica à ectoparasitas )
A exposição contínua ao ectoparasita pode desencadear num animal predisposto à alergias um quadro reacional que a partir deste , em suas subsequentes exposições manifestará sinais clínicos como vermelhidão, prurido intenso, perda de pelos e infecções secundárias.

É no verão que visualizamos mais frequentemente a presença de ectoparasitas adultos ( pulgas e carrapatos) , mas não que no inverno não haja! o parasita estão sob formas jovens ( não conseguimos visualizar a olho nú). Os ovos estão ali, nas frestas e marcos de sua casa, apenas esperando um calorzinho para eclodir. Por isso, o melhor controle se dá no INVERNO, para que não vejamos tantas no verão !! ;)

Lembrando que uma vez desencadeado o quadro alérgico , o animal será alérgico durante toda vida. Por isso, o uso sistemático de antipulgas deverá ser eterno. 
Mesmo que não encontre pulgas e carrapatos em seu animal!
Muitas vezes basta 1 picada ou contato para despertar novamente sua alergia 

Procurar um antiparasitário que visa o controle de formas adultas e de formas jovens do parasita, e com maior velocidade de ação.  Converse com o Médico veterinário.
O Controle ambiental e nos contactantes ( animais que convivem com o cão alérgico) deve ser realizado simultaneamente.

Observe a estrutura da pele normal( figura 1 ) , a estrutura da pele com reação à picada da pulga (figura 2)  e a foto de um gato apresentando DASP ( figura 3)

 Figura 1                                         
                                            Figura 2                 


FIgura 3


Dra Andrea Fermann Nagelstein
Ao compartilhar ou divulgar esse conteúdo em seus canais, não esqueça de fazer referência à página pelepet.blogspot.com  ;)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...