quinta-feira, 5 de março de 2015

DIAGNÓSTICO DE DERMATITE ATÓPICA EM CÃES

DIAGNOSTICO DE DERMATITE ATÓPICA
O diagnóstico da Dermatite Atópica é baseado no histórico e apresentação clínica do paciente. Então , o diagnóstico é totalmente CLÍNICO E NÃO através dos “TESTES DE ALERGIA” ( INTRADERMICOS OU SOROLÓGICOS), como muitas pessoas acreditam .
O DIAGNÓSTICO SE BASEIA NA PRESENÇA dos critérios de FAVROT(2010). Vide imagem
Muitos proprietários procuram os testes para obter um diagnóstico preciso para explicar a coceira de seu cão e/ou gato.
É preciso entender que a Dermatite Atópica é multifatorial , e não se pode observa-la e tentar corrigir apenas o(s) alérgenos que reagem na pele do animal, ignorando a questão de barreira cutânea defeituosa e todas as doenças que concomitam ou exacerbam seu status pruriginoso.
Os Testes de Alergias , sendo eles os Testes de intradermorreações ou os Sorológicos(pelo sangue) são ferramentas utilizadas para auxiliar no controle da Atopia, quando apartir da resposta desses testes são formuladas as VACINAS com alérgenos que mais causam reação na pele do indivíduo testado no intuito de hipo ou dessensibilizá-lo frente estes alérgenos.
Resolvi escrever esse tópico pois muitos proprietários se frustam quando resultados do testes apontam para gramas ou ácaros ambientais , e que mesmo com a formulação das vacinas , e a hipossensibilização do animal frente as estes alérgenos, tão difíceis de evitar que o pet se depare, continuam se coçando ( como foi falando n fatores exacerbam essa doença não podendo se fixar apenas no resultado do Teste).
  É necessário a consciência que os Testes e as Vacinas apenas são AUXILIARES na caminhada pelo controle do animal.


Um comentário:

  1. É exatamente o que os clínicos e proprietários devem saber! Muito bom o post! Parabéns!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo Olá! achei suas explicações bem esclare...