segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Primavera e alergias em cães e gatos!

ALERGIA X PRIMAVERA

Com a chegada da primavera, os passeios com os animais de estimação se tornam mais freqüentes. Com isso, os cuidados devem ser ainda maiores por causa da alergia ao pólen das plantas.

O principal sinal clínico do animal será o prurido. A porta de entrada do alérgeno no cão suscetível será a pele. As reações alérgicas geralmente se manifestam como coceiras persistentes, principalmente em patas e face.
Nos felinos,é o trato respiratório o mais afetado diante da polinização. Asma e rinites são conseqüências da exposição.

O tratamento vai depender do grau de alergia do pet.
Existe, ainda, um consenso de que as alergias podem ser controladas, mas não prevenidas. O melhor controle é evitar o contato do animal com os alérgenos o que nem sempre é possível no caso do pólen.

Imunoterapia com o uso de vacinas contra pólen pode ser preconizada se este for o alérgeno causador, afim de reduzir os sinais clínicos apresentados pelo animal.


Algumas dicas para controle:
Banhos e escovações regulares na tentativa de minimizar o contacto do animal com os alérgenos que caem sob sua pelagem
Aspire e lave regularmente as camas.
Quando levar o seu animal para zonas de campo, praças e parques , ao retornar para casa , limpe suas patas com lenços umedecidos afim de retirar resíduos de pólen de suas patinhas. Tente manter o seu animal ao amanhecer e anoitecer em casa.
Mantenha a pele e pelagem do seu animal de estimação sempre bem hidratada. Uma pele mais hidratada e com mais oleosidade é como uma barreira frente aos alérgenos ambientes pois estes terão mais dificuldade de adentrarem pela pele e causar reação alérgica.
Evite a ingestão e contacto com flores, se possível. Além do que muitas plantas são tóxicas para os cães e gatos. Tome cuidados com os fertilizantes muito utilizados nesta época do ano. Estes possuem substâncias químicas e tóxicas e a sua ingestão poderá causar intoxicação e morte do animal.
Dra. Andrea Fermann Nagelstein


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo Olá! achei suas explicações bem esclare...