quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CUIDADO COM O SOL!!


O verão vem chegando e é nessa época que os raios solares estão mais intensos podendo provocar dermatites solares (Dermatite Actínica) em nossos pets.
A pele protege o resto dos tecidos e orgãos do corpo contra a ação de raios solares (radiação ultra-violeta) que podem lesar as células.
Os animais de pele e pelos claros são os mais afetados.A pele,os pelos e mucosas são amelanóticas.
 As áreas afetadas por esta dermatite são as glabras (sem pelo), e menos pigmentadas como nariz, orelhas, ao redor dos olhos, abdômen...
Os sinais clínicos iniciais são eritema (vermelhidão) e descamação. A exposição excessiva ao sol, ainda que de curta duração poderá levar a uma reação actínica gerando queimaduras solares, dermatites e câncer de pele!
O ideal é que esses animais não se exponham ao sol, mesmo no inverno.
É claro que é inevitável em horas de passeios e deslocamentos.
No mercado veterinário há Protetores solares para venda
Aplique todos os dias nessas áreas sem pelo e dorso. Isso garantirá mais uma proteção para seu animal de estimação evitando assim que ele seja acometido por essa doença tão grave.

FILTROS SOLARES PARA ANIMAIS:
Precisam conter em suas composições bloqueadores físicos, os quais formam uma barreira física às radiações UVA/UVB, ao infravermelho e às radiações visíveis. Necessitam ter alto FPS, ser atóxico, ser resistente a água, ter rápida absorção e BAIXO ÍNDICE DE IRRITAÇÃO já que muitas vezes é necessário aplicar ao redor dos olhos , por exemplo.


Dra. Andrea F. Nagelstein
www.pelepet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...