Essa é uma dermatopatia auto-induzida, mas diferente das de carácter alérgico, é provocada por um estímulo nervoso,e não pruriginoso.
Devido ao auto-cuidado excessivo o felino se lambe constantemente e de maneira compulsória, a ponto de provocar alopecia e até dermatite em alguns casos. É uma manifestação de ansiedade oriunda por mudanças ambientais e/ou territorias...
O proprietário nota que além da alopecia há pelos nas fezes e vômitos com tricobezoar.
Numa inspeção cuidadosa observa-se que os pelos foram arrancados, pois estão quebradiços.Em geral a perda de pelos é bilateral e simétrica.
O veterinário deve diferenciar essa patologia de doenças pruriginosas(a alopecia psicogênica não responde a corticoterapia)e de parasitárias( fungos, ácaros..)
Na foto podemos observar a gatinha BOONIE da tutora Ruth. Ruth adotou essa felina da raça bengal. Acreditamos que pela mudança ambiental ou algum problema de deslocamento tenham sido as possíveis causas desse distúrbio.
O problema foi resolvido com drogas ansiolíticas e adaptação ao novo ambiente.
Bom dia!
ResponderExcluirEstou com problemas com a minha gtinha Miau e não sei mais o que fazer.
Ela se lambe24h por dia, já perdeu os pêlos da barriga, peitoral, lateral de pernas traseiras.
Por favor, me ajude!
Oi Gislaine,
ResponderExcluirTe recomendo levar no veterinário, de preferencia especializado em Dermatologia para diagnosticar Deve ser realizado um diagnostico diferencial de Alergia e Doença psicogenica, para poder tratar adequadamente tua gatinha
abraço