terça-feira, 19 de abril de 2011

ALOPECIA PSICOGÊNICA FELINA



Essa é uma dermatopatia auto-induzida, mas diferente das de carácter alérgico, é provocada por um estímulo nervoso,e não pruriginoso.
Devido ao auto-cuidado excessivo o felino se lambe constantemente e de maneira compulsória, a ponto de provocar alopecia e até dermatite em alguns casos. É uma manifestação de ansiedade oriunda por mudanças ambientais e/ou territorias...
O proprietário nota que além da alopecia há pelos nas fezes e vômitos com tricobezoar.
Numa inspeção cuidadosa observa-se que os pelos foram arrancados, pois estão quebradiços.Em geral a perda de pelos é bilateral e simétrica.
O veterinário deve diferenciar essa patologia de doenças pruriginosas(a alopecia psicogênica não responde a corticoterapia)e de parasitárias( fungos, ácaros..)
Na foto podemos observar a gatinha BOONIE da tutora Ruth.  Ruth adotou essa felina da raça bengal. Acreditamos que pela mudança ambiental ou algum problema de deslocamento tenham sido as possíveis causas desse distúrbio.
O problema foi resolvido com drogas ansiolíticas e adaptação ao novo ambiente.

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...